ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sábado, 12 de março de 2011

PREVENÇÃO

ENFERMAGEM MISSÃO

Quando se quer um objetivo, é preciso dar o primeiro passo em sua direção e sendo esse objetivo digno e justo, com certeza Deus estará ao nosso lado, nos guiando e ajudando a enfrentar todos e quaisquer obstáculos no caminho.
Missão
*Os serviços de enfermagem vêm enfrentando o desafio de implementar classificações de enfermagem (diagnósticos, intervenções, resultados).
Esse desafio exige muito mais do que instituir listas de termos para que os enfermeiros passem a utilizá-las em seus registros.             “
*A implementação de classificações envolve a modificação de certos comportamentos, crenças e valores e depende da atitude do enfermeiro em relação a esse novo conceito.”
(Miller, 1989).






Valores
ÉTICA PROFISSIONAL
QUALIDADE DE ATENDIMENTOS NÓS SOMOS ENFERMEIRAS QUE AMAMOS NOSSA PROFISSÃO (MISSÃO)
VISÃO INTERDICIPLINAR  DE TRATAMENTO
RESPEITO PELA DIMENÇÃO ESPIRITUAL DO INDIVIDUO
COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR Estudos e Pesquisas Científicas para promover o bem estar humano
Perfil dos membros da equipe de enfermagem
Gostar da profissão
Ter conhecimentos específicos e científicos
Ter maturidade emocional
Ter discernimento
Ser honesto, afetivo, flexível e tolerante,ESSE É NOSSO OBJETIVO....ESSA TURMA ,,,GRANDES PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOS SENTIMOS GRATIFICADOS POR TER CONTRIBUIDO PARA MAIS ESSA MISSÃO..

SABER ATUAR EM EQUIPE É TER CONHECIMENTO,RESPONSABILIDADE E COMPETENCIA,NO EXERCICIOS DE SUAS FUNÇÕES.
SOMOS ENFERMEIRAS E PROFESSORAS DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL CATAGUASES (CEC),A MELHOR OPÇAÕ EM  CURSO TÉCNICO  DE ENFERMAGEM,ENTRE OUTROS CURSOS E CAPACITAÇÃO COM RESPONSABILIDADE,PROFESSORES QUALIFICADOS.VENHA CONHECER E PARTICIPAR,VOCE PODE SE TORNAR UM PROFISSIONAL.
TEL..3421 3262

DOE VIDA

VOCÊ SABE REALIZAR A PROVA DO LAÇO, NA SUSPEITA DA DENGUE?





Técnica Para a prova do Laço:
Medir a pressão arterial do usuário, seguindo as recomendações técnicas.
Voltar a insuflar o manguito até o ponto médio entre a pressão máxima e a mínima. Ex: PA 120x80, insuflar até 100. Somar a pressão Máxima com a Mínima (120+80=200); depois dividir o resultado por 2 (200/2=100). O aperto do manguito não pode fazer desaparecer o pulso.
Aguardar por cinco minutos com manguito insuflado
Orientar o usuário sobre o pequeno desconforto sobre o braço
Após cinco minutos, soltar o ar do manguito e retirá-lo do braço do paciente.
Procurar por petéquias na área onde estava o manguito e abaixo da prega do cotovelo
Escolher o local de maior concentração e marcar um círculo (a caneta), com diâmetro de 1,78 cm, isto é, um pouco menor que uma moeda de um centavo.
Contar nessa área o número de petéquias
Se contar 20 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço POSITIVA. É ISSO AÍ!
CASSEA

SER ENFERMEIRA

SER ERNFERMEIRA SIGNIFICA QUE NUNCA ESTARAS CANSADA PARA CUIDAR,QUE ESTARÁ RODEADA DE DESAFIOS,TANTOS E EM TÃO POUCO TEMPO,TERÁS IMENSA RESPONSABILIDADE E POUCA AUTORIDADE.
MAS O MAIS IMPORTANTE QUE ESTARÁS SEMPRE NA VIDA DAS PESSOAS
.
CASSEA

ENDOMETRIOSE

Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. A principal delas é que, durante a menstruação, células do endométrio, o revestimento interno do útero, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen (cavidade peritoneal).
Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade, sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto, apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7% das mulheres tenham
O que é?
Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero.
Endométrio é a camada interna (revestimento interno) do útero, que é renovada mensalmente pela menstruação.
Onde se localiza?
Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis (peritôneo).Dr. Sérgio dos Passos Ramos

SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE
Os principais sintomas da endometriose são dor e
infertilidade.
Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade e 20% apenas infertilidade.
A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de suspeita da endometriose é feito por meio da história clínica, exame físico, ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório.
Atenção especial deve ser dada ao exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda.
Pesquisas do Laboratório Fleury em São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostram que o ultrassom endovaginal é o primeiro método para diagnosticar a endometriose¹.
No entanto, esse não é um ultrassom endovaginal normal. Trata-se de um exame especializado que apenas profissionais especilizados estão aptos a realizar. O ultrassom endovaginal normal não é a mesma coisa e não substitui esse exame.
Essa pesquisa mostra ainda que, além do ultrassom endovaginal, pode-se realizar a Ressonância Magnética da Pélvis para o diagnóstico da endometriose profunda.
Outros serviços médicos, no Brasil, consideram que a ressonância nuclear magnética e também a ecocolonoscopia são úteis para o diagnóstico da endometriose.
Todos os especialistas concordam que o exame ginecológico é a melhor maneira para se fazer o diagnóstico de suspeita da endometriose, e que os exames de imagem devem ser feitos de acordo com o que existe de melhor no local.
A certeza, porém, só pode ser dada por meio do exame anatomopatológico da lesão, ou biópsia. Esta pode ser feita por meio de cirurgia aberta, ou laparotomia, ou, preferível, por laparoscopia. Laparoscopia é um procedimento de exame e manipulação da cavidade pélvico-abdominal por instrumentos de ótica e/ou vídeo, bem como de instrumentos cirúrgicos delicados que são introduzidos através de pequenos orifícios no abdome. É um procedimento cirúrgico realizado geralmente com anestesia geral. No entanto, hoje, com evidências clínicas suficientes, os médicos podem iniciar o tratamento mesmo sem a laparoscopia.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE
O tratamento da endometriose, hoje, depende de uma abordagem sincera entre a paciente e o médico. Após a avaliação cuidadosa de cada caso, o médico e a paciente vão resolver juntos o melhor caminho a ser seguido.
Especial atenção deve ser dada à paciente que pretende engravidar. Talvez seja necessário seu encaminhamento para um Centro de Reprodução Humana mesmo antes do tratamento da endometriose ser iniciado.
Outra principal atenção é a endometriose profunda. Sabe-se que cirurgias muito bem planejadas reduzem significativamente a dor nesses casos, mas essas cirurgias só são feitas em centros especializados.
Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto, a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos e controlados.
As principais metas do tratamento são:
  • Aliviar ou reduzir a dor (e outros sintomas).
  • Diminuir o tamanho dos implantes.
  • Reverter ou limitar a progressão da doença.
  • Preservar ou restaurar a fertilidade.
  • Evitar ou adiar a recorrência da doença.

O tratamento cirúrgico pode ser feito com laparotomia ou laparoscopia. Os implantes de endometriose são destruídos por coagulação à laser, vaporização de alta frequência ou bisturi elétrico. A decisão cirúrgica é importante. A maior parte dos sucessos terapêuticos decorrem de uma primeira cirurgia bem planejada. Cirurgias repetidas são desaconselhadas, pois aumenta a chance de aderências peritoneais, tão prejudiciais como a própria doença.
O tratamento clínico de formas brandas em mulheres que não pretendem engravidar pode ser feito com anticoncepcionais orais, injetáveis, implantes subdérmicos ou intrauterinos. Há um certo consenso entre os estudiosos que o pior a fazer é não fazer nada, já que a doença pode ser evolutiva.
Em mulheres que pretendem engravidar, o tratamento pode ser feito com cirurgia e tratamento hormonal, ou tratamento hormonal e depois cirurgia. No entanto, estudos atuais mostram que em mulheres com endometriose e que não conseguem engravidar, a melhor alternativa é a fertilização in vitro, e que a presença de endometriose não afeta as taxas de gravidez quando esse método é escolhido
Varias drogas têm sido usadas, mas poucas com resultados definitivos.
Trabalhos da Unicamp mostram uma melhora dos sintomas com o
dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel.
Dr. Sérgio dos Passos Ramo
BOM ESTUDO