ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sexta-feira, 31 de julho de 2015

VACINA CONTRA HPV

O Papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus transmitido pela via sexual, capaz de provocar verrugas genitais e os cânceres do colo do útero,  ânus, pênis e orofaringe.A CADA ANO, CERCA DE 270 MIL MULHERES EM TODO MUNDO MORREM POR CONTA DE TUMORES NO COLO ÚTERO PROVOCADOS PELO HPV. NO BRASIL, ESTIMA-SE QUE, ANUALMENTE, HAJA CERCA DE 15.000 CASOS NOVOS DE CÂNCER DO COLO UTERINO.

Neste artigo vamos falar sobre a vacinação contra o HPV, medida que tem sido implementada no calendário vacinal de vários países nos últimos anos.Antes de seguirmos em frente, veja esse curto vídeo, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a vacinação contra o HPV.

SUBTIPOS DE HPV

Existem cerca de 150 subtipos do Papilomavírus humano, nem todos capazes de provocar verrugas ou tumores malignos. Destes 150 tipos, 12 deles provocam verrugas genitais, sendo os subtipos HPV-6 e HPV-11 os mais comuns, respondendo por 90% dos casos. 15 tipos de HPV provocam câncer de colo de útero, pênis, ânus e orofaringe, sendo os subtipos HPV-16 e HPV-18 os mais perigosos.
Em relação ao câncer, mais 70% dos casos são provocados pelo HPV-16 ou pelo HPV-18, motivo pelo qual esses dois subtipos são os alvos preferenciais das vacinas atualmente disponíveis.

VACINAS CONTRA HPV DISPONÍVEIS NO MERCADO

Existem no mercado 2 vacinas distintas contra o HPV. A vacina quádrupla, chamada Gardasil, atualmente disponível de forma gratuita no sistema público de saúde de vários países, age contra os subtipos 6, 11, 16 e 18. Esta vacina, portanto, protege contra os subtipos de Papilomavírus humano que mais causam câncer e que mais provocam verrugas genitais