ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sábado, 4 de junho de 2011

Projeto Rede Cegonha lançado por Dilma Roussef

A presidente do Brasil, Dilma Roussef, lançou recentemente o Projeto Rede Cegonha, cumprindo assim, mais uma de suas promessas feitas durante o período da campanha presidencial em 2010. Durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”,  Dilma Roussef enfatizou que “Vamos tratar daquele que é um dos momentos mais marcantes da vida de toda mulher: a maternidade. Vamos anunciar o Rede Cegonha, um programa na área da saúde, voltado para o atendimento integral das mães e das crianças desde a gravidez. Nós queremos atendimento completo, integral”.


“No momento em que uma mulher chegar a uma unidade de saúde informando que está grávida ou suspeitando de gravidez, ela entrará imediatamente em uma corrente de cuidados especiais. A gestação será confirmada ali mesmo, com um teste rápido, sem perda de tempo, para começar o pré-natal no primeiro contato com a gestante”, afirmou Dilma.
O Projeto Rede Cegonha irá funcionar como uma “corrente de cuidados especiais” a gestantes. Segundo a presidente, R$ 9 bilhões serão investidos, até 2014, para o atendimento integral à gestante. O dinheiro será aplicado na construção de uma rede ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho será feito em parceria com os estados e municípios do país.
“Para a gestante comparecer a todas as consultas previstas, vamos dar a ela um vale-transporte. Ao final do pré-natal, se ela tiver cumprido todas as consultas recomendadas, irá receber um vale-táxi para ir para a maternidade”
CASSEA
PARABÉNS A PRESIDENTE. DILMA

6 DE JUNHO: DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO



6 DE JUNHO: DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO
A Lei que institui o Dia Nacional do Teste do Pezinho foi sancionada pelo governo federal no dia 6 de dezembro de 2007. O projeto de lei, apresentado pelo Senador Flávio Arns, a pedido da Unisert - União Brasileira dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal, teve por finalidade informar à população sobre a importância do teste e garantir seu desenvolvimento e continuidade.
Prevenir a deficiência intelectual e a evolução de outras doenças graves no bebê significa, para a família, evitar problemas sociais, econômicos e emocionais; e, para a comunidade e o Estado, a redução de grandes recursos especializados, que deverão ser colocados à disposição por toda a vida da pessoa com deficiência.
O Teste do Pezinho é um exame realizado em recém-nascidos que tem por objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança.
O Teste do Pezinho realizado pela FEPE para os recém-nascidos paranaenses diagnostica as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, além da Deficiência da Biotinidase. Estas são doenças congênitas, de herança genética, que, se diagnosticadas e tratadas precocemente, oportunizam desenvolvimento normal às crianças afetadas.
O Teste do Pezinho é gratuito e obrigatório, por isso, todo bebê nascido em território brasileiro deve fazer o teste no momento da alta hospitalar.
Sendo um Programa Nacional de Triagem Neonatal, implantado pela Portaria nº 822/2001 do Ministério da Saúde, garante o direito ao exame a todos os recém-nascidos, e tratamento àqueles com diagnóstico positivo para alguma das doenças triadas.
No Paraná, a FEPE mantém um Laboratório, conhecido como Centro de Pesquisas, e um Ambulatório, responsáveis pela manutenção do Programa no Estado.

COMO É REALIZADO

O Teste do Pezinho é um exame simples e quase indolor realizado através da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido – daí o nome popular do exame.
Essas gotinhas são coletadas pelo profissional de enfermagem em um papel filtro. Após a secagem do sangue nesse papel, as amostras são enviadas ao Laboratório da FEPE para análise.
Para que o procedimento ocorra de forma tranquila é recomendado que a mãe segure o filho em pé, no seu colo. Dessa forma, o bebê se sentirá mais seguro e a posição do pezinho, voltado para baixo, facilitará a saída de sangue.

QUANDO DEVE ACONTECER

A coleta do sangue para o Teste do Pezinho deve acontecer preferencialmente quando o bebê completar as 48 horas de vida, mas sempre na alta hospitalar, independentemente do tempo de vida de bebê.

fonte:http://www.fepe.org.br/cepe.html