ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

domingo, 10 de abril de 2011

CURIOSIDADES...



A primeira ambulância foi projetada em 1792 pelo barão Dominique Jean Larrey, médico de Napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos do campo de batalha sem aumentar seus ferimentos, como acontecia nas charretes sem equipamento que antes eram utilizadas. Larrey tinha a fama de ser um cirurgião muito eficiente. Certa vez, durante uma pequena batalha, ele amputou duzentos braços e pernas de soldados sozinho. Juntamente com o médico-chefe do exército francês, Pierre François Percy, Larrey estabeleceu uma equipe de motoristas de ambulâncias composta de cirurgiões de campo e carregadores de maca. Cada divisão era equipada com doze ambulâncias com molas de suspensão. Foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão na Itália, em 1796 e 1797.

Perfilando dois cavalos, diminuindo as rodas, curvando o telhado para evitar acúmulo de água e peso, abrindo janelas para ventilação, acoplando maca retrátil e kit de primeiros socorros, pode realmente colocar em prática seu invento Móvel de que foi batizado de "Ambulância Voadora".
FONTE:
PERFEITO...


CURIOSIDADES...


A primeira escova usada para limpar os dentes apareceu na China, em 1498, mas suas cerdas eram feitas com pêlos de porco. Mais tarde, estes foram substituídos por pêlos de cavalo. Foi em 1938 que Du Pont desenvolveu as cerdas de náilon usadas hoje em dia. A primeira ambulância foi projetada em 1792 pelo barão Dominique Jean Larrey, médico de Napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos do campo de batalha sem aumentar seus ferimentos, como acontecia nas charretes sem equipamento que antes eram utilizadas. Larrey tinha a fama de ser um cirurgião muito eficiente. Certa vez, durante uma pequena batalha, ele amputou duzentos braços e pernas de soldados sozinho. Juntamente com o médico-chefe do exército francês, Pierre François Percy, Larrey estabeleceu uma equipe de motoristas de ambulâncias composta de cirurgiões de campo e carregadores de maca. Cada divisão era equipada com doze ambulâncias com molas de suspensão. Foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão na Itália, em 1796 e 1797

CASSEA

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA


Entre as grandes invenções médicas, esta é a única feita pela engenharia, e também teve um impacto significativo sobre a medicina moderna. Em 1968, os engenheiros Godfrey Hounsfield e Allan Cormack, descobriram que podiam obter imagens de raios-x na forma de "fatias" transversais do corpo humano, com alta resolução. Ganharam o prêmio Nobel por esse feito, que exige o auxílio de um computador e complexas técnicas matemáticas. Outras formas de tomografia foram posteriormente desenvolvidas, aumentando o arsenal de sofisticadas técnicas de imagens anatômicas e funcionais à disposição do diagnóstico: em 1971, Raymond Damadian desenvolveu a tomografia de ressonância nuclear magnética (MRI) e em 1978, Louis Sokoloff inventou o tomógrafo de emissão positrônica (PET). Os aparelhos de ultrassom também foram um grande progresso na área de imagens médicas não invasivas neste século.


cassea

RADIOGRAFIA


















Uma das mais espetaculares e influentes invenções, o aparelho de radiografia, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen, em 1895, revolucionou a medicina ao permitir que os médicos obtivessem imagens não invasivas do corpo dos pacientes, ou seja, sem precisar abri-los. Milhares de diagnósticos se tornaram possíveis, desde fraturas até tumores, úlceras e distúrbios das veias e artérias. Existem poucos seres humanos em sociedades modernas que nunca tenham tirado uma radiografia.




cassea

ANTIBIÓTICOS








De todas as descobertas voltadas ao bem-estar humano, esta foi a que transformou mais profundamente a nossa história, ao livrar-nos da maioria das infecções bacterianas que provocavam grande mortalidade no passado, como a tuberculose, a pneumonia, a meningite, a sífilis, a crupe, a gangrena, e outras. A partir da penicilina, descoberta ao acaso pelo médico inglês Alexander Fleming, em 1928, tornou-se uma grande indústria na Segunda Guerra Mundial. O médico e divulgador americano Charles Thomas, em seu livro "The Last Science", disse que a medicina só se tornou ciência verdadeira a partir dos antibióticos. Antes deles, era boa no diagnóstico das enfermidades infecciosas, mas entregava o seu tratamento a Deus…









cassea
Ceder não significa parar de me preocupar, significa que eu não posso resolver os problemas de outra pessoa.






Ceder não significa isolar-me significa que não posso controlar a vida de outra pessoa Ceder não é tornar as coisas mais fáceis mas extrair lições das conseqüências dos nossos

atos.

Ceder é admitir que tenho limitações, o que significa que o resultado final não depende só de mim.

Ceder é não tentar modificar ou culpar outras pessoas eu só posso modificar a mim mesmo. Ceder não significa deixar de prestar assistência significa continuar a demonstrar interesse.

Ceder não é jogar a culpa no outro mas ter espírito de solidariedade. Ceder não é julgar mas admitir que a outra pessoa é um ser humano. Ceder é não intrometer-se tentando resolver problemas alheios é permitir que as pessoas encontrem as soluções por conta própria.

Ceder é deixar de ser protetor é permitir que a outra pessoa enfrente a realidade. Ceder não é rejeitar, mas aceitar.

Ceder não significa resmungar, censurar ou discutir significa aceitar as próprias falhas e corrigi-las. Ceder não significa adaptar tudo conforme meus desejos, mas aceitar cada dia como ele é e apreciar cada momento.

Ceder não é criticar nem controlar o outro, mas tentar me transformar na pessoa que eu gostaria de ser. Ceder não é arrepender-se do passado, mas adquirir experiência e viver para o futuro.

CEDER É TEMER MENOS E AMAR MAIS.


CASSEA

UM DOMINGO DE PAZ E UMA BELÍSSIMA SEMANA

Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem. Você só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela. Um dia nós percebemos que as mulheres têm extinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer. Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável. Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples. Um dia percebemos que o comum não nos atrai. Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom. Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você. Um dia saberemos a importância da frase: " Tu se tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Um dia perceberemos que somos muito importante para alguém mas não damos valor a isso. Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas aí já é tarde demais. Enfim... um dia descobrimos que apesar de viver quase 1 século, esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer tudo o que tem que ser dito. O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida, ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras. Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.



MARIO QUINTANA


FIQUEM COM DEUS


CASSEA