ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

domingo, 6 de março de 2011

Estou grávida e com síndrome do pânico. O que devo fazer?


Hoje muito se fala de Síndrome do Pânico (SP) ou Transtorno do Pânico (TP), porém, em muitos meios isso passa despercebido, levando todos a procurarem cardiologistas, clínicos gerais e outros profissionais na tentativa de buscar-se uma explicação lógica para uma série de sintomas físicos, que ocorrem associados a esse transtorno mental.
Repentinamente, o coração dispara vindo acompanhado de tontura e falta de ar. Um terrível sentimento de morte iminente sufoca o âmago do paciente. Cerca de 20 a 30 minutos depois, tal estado de extrema ansiedade pode desaparecer. As pessoas ficam atormentadas apenas pela expectativa de que uma outra crise aterrorizante possa ocorrer sem avisar e com a pessoa totalmente indefesa ou vulnerável. É como se ela se sentisse ameaçada o tempo todo, com algo terrível e preste a acontecer, sem que ela possa se prevenir.
A prevalência ao longo da vida, segundo dados do National Comorbidity Survey (NCS) dos EUA, é de cerca de 3,5%. Tal estudo detectou também, nas pessoas com pânico, que 71% delas eram do sexo feminino, enquanto 29% eram do sexo masculino. A idade de início da sintomatologia se concentra entre os 15 e 19 anos, sendo raro os casos que se iniciam após os 40 anos.
No Brasil, deve haver entre quatro a seis milhões de pessoas que sofrem com esse distúrbio. Segundo a pesquisadora norte-americana Yonkers, da Universidade de Yale (EUA), ao longo de oito anos, após a completa interrupção dos sintomas, as mulheres têm uma chance de recaída de 64%, enquanto os homens de 21%. Já a remissão (diminuição ou interrupção) dos sintomas, neste período é de 76% para as mulheres e de 69% para os homens.

Síndrome do pânico e gravidez

Com relação à gestação, há dados científicos interessantes e importantes. Segundo os autores Northcott e Stein, constatou-se que 43% dessas pacientes apresentaram melhora dos sintomas ansiosos na gestação, 33% piora e 24% não apresentaram nenhuma alteração. Portanto, quanto ao curso da doença na gestação, não há um único padrão estabelecido.
O alto nível de estresse gerado pelas sucessivas crises de pânico na gravidez pode ser prejudicial pelo nível de cortisol aumentado. Isso pode levar a um risco maior de retardo de crescimento intrauterino, antecipação da data de parto (parto prematuro) e em casos extremos até a abortamentos espontâneos (define-se abortamento espontâneo, aquele que ocorre até a vigésima semana de gestação). Portanto, o médico obstetra que faz o pré-natal, em contato com um psiquiatra especializado, deve fazer uma avaliação do risco e benefício envolvidos no tratamento.
Para a instituição de um possível tratamento medicamentoso, com antidepressivos (deve-se evitar "calmantes"), devemos levar em conta fatores relativos ao nível sintomatológico do transtorno do pânico e prejuízos associados à mãe e ao feto. A escolha do antidepressivo deve ser realizada apenas pelo psiquiatra.

Já que os antidepressivos possuem diferentes níveis de riscos entre si quando administrados para gestantes. Posso dizer, com toda a certeza, que quando há conhecimento clínico e científico adequados, há sim possibilidade de tratamento/medicamento dos casos mais graves, mesmo na gestação.
Nos casos leves e moderados, a psicoterapia cognitivo-comportamental costuma ser muito eficaz e gera resultados rápidos, em média em torno de 6 a 12 semanas de tratamento. Embora isso seja variável de pessoa para pessoa e dependente do nível de gravidade e incapacitação da doença.

fonte:
Joel Rennó Jr.
Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher-Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein-SP (HIAE)
CASSEA

ENFERMAGEM NA UTI


ADMISSÃO, TRANSFERÊNCIA E ÓBITO.
Admissão
Os critérios de admissão na UTI estão determinados, sendo os principais, os seguintes:
Falência respiratória
Falência hemodinâmica
Pós-operatórios e poli traumatizado não neurocirurgião quando complicados por uma das situações atrás descritas
 Intoxicações graves
Doença coronária aguda
  CASSEA
A proveniência dos doentes faz-se através dos serviços de Urgência e /ou por transferência de outras unidades da instituição hospitalar, assim como do exterior à instituição.

A admissão do doente na UTI é sempre da única e exclusiva responsabilidade do médico de serviço à UTI, devendo transmitir sempre essa informação a equipa de enfermagem.

Cabe ao enfermeiro que irá ficar responsável pelo doente a admitir, a verificação e preparação da unidade, de acordo com a condição clínica do doente.
A recepção do doente e a transição para a cama da UTI é feita no corredor da unidade, perto da porta de acesso direto à unidade.
 
Sempre que o doente é admitido, o processo deverá ser organizado pela secretária de unidade ou pelo enfermeiro responsável pelo doente em caso de ausência da mesma.
Quanto da entrada do doente, não será permitido objetos de valores pessoais, devendo os mesmos permanecer no serviço de origem do doente


SUELEM                                                                               NADIR
                                TÉCNICAS DE ENFERMAGEM
Transferência
As transferências são preferencialmente efetuadas no turno da manhã, Os procedimentos burocráticos inerentes à mesma são efetuados pela Secretária de Unidade ou, em sua ausência, pelo enfermeiro responsável pelo doente.  
Quando se procede à transferência de um doente para qualquer outra unidade de internamento da instituição, acompanha-o sempre o processo clinico completo.
Quanto da transferência para outra unidade hospitalar, o doente deve-se-fazer.
Sempre acompanhar de uma Nota de Alta Médica e uma Nota de Alta de Enfermagem, de acordo com os impressos especificamente existentes para esses casos.
Quanto da transferência para outro serviço, o doente será sempre acompanhado pelo enfermeiro que pertence ao serviço para onde irá ser transferido.
 
Óbito
A informação do óbito aos familiares deverá ser efetuada sempre que possível, pelo médico responsável pelo doente.
O corpo deverá ser sempre identificado com 2 etiquetas, uma interna e outra externamente e posteriormente transportado obrigatoriamente em maca especificam que se encontra localizada No necrotério. A transferência do corpo para a maca da casa mortuária, é feita no corredor da UTI, perto da porta de acesso direto à unidade.
A saída do corpo da Unidade, só será efetuada após informação aos familiares e autorização do enfermeiro responsável.
Deverá ser efetuado o registro da saída do corpo em livro de ocorrência com hora e data do óbito.

VISITAS
Só podem permanecer simultaneamente junto a cada doente, uma visita, não sendo permitida a entrada de menores,cada um dos visitantes deverão igualmente efetuar a lavagem das mãos antes e depois da visita
Se o doente estiver consciente, deverá ser apresentado a equipa e informado do funcionamento básico da unidade. A quando da admissão do doente, deverão ser efetuados obrigatoriamente entre outros, os seguintes procedimentos:
ü      Tomar conhecimento adequado do motivo de internamento e seu grau de
 Estabilidade /instabilidade
ü      Monitorizar o doente
ü      Avaliar funcionalidade dos acessos venosos
ü      Iniciar terapêutica instituída
ü      Iniciar a folha de registros Identificar o nível ou mudar as perfusões em curso e todas as drenagens, a fim de melhor contabilização do balanço hídrico.
ü    Efetuar a mudança de todos os sistemas de soros e do Urimeter (se existir)ü  Efetuar cuidado observação física do doente *Colaborar com o médico na execução de procedimentos técnicos

A TODOS OS QUE SOFEM

DEUS dai força aquele que passa pela provação, e dai luz aquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade... abençoe todos aqueles que estão sofrendo a essa hora nos hospitais públicos e em todos os lugares do mundo.justos são aqueles que sofrem injustiças pelos injustos, bem aventurados são aqueles que sofrem perseguição porque deles é que são o reino dos céus. assim ensina a doutrina espírita ¨DEUS ABENÇOE A TODOS¨.

Reflexões para a humanização nos hospitais



line-height: 30px;letter-spacing: 2px;word-spacing: 3px;

PRECE POR UMA NOVA SEMANA

PRECE POR UMA NOVA SEMANA
Senhor!... Inicio uma nova semana e para ela peço a sua bêncão e o seu cuidado!
No correr dos dias, múltiplas situações estarão se desenrolando perante minha vida, aguardando-me a reação... Sei que posso, se movido por bons sentimentos, engrandecer, construir e realizar infinitamente para o bem, meu e de meus semelhantes... Mas sei também que, se permitir que sentimentos inferiores nortearem meus atos, posso contrair dívidas dolorosas para com a Tua Justiça, e as quais me serão cobradas indubitavelmente mais dia, menos dia!...
Se eu prestar atenção aos Teus sinais, Senhor, sinais que deixas amorosamente no caminho dos filhos, posso fazer o melhor nesta semana. Na vida de tantos irmãos que estarão em contato comigo, posso ser o exemplo que engrandece, o gesto que salva, a palavra que cura, o carinho que eleva... Posso ser o mensageiro do amor, a portador da notícia alegre, o dono da presença feliz, posso ser o sorríso, a esperança, o amanhã, posso ser Tu, estendendo a mão àqueles que Te necessitam, em teu nome!...
Posso realizar incontavelmente no campo do Bem, Senhor, basta eu querer.
Por isso, peço a tua bênção para que eu realize presentemente ao menos um pouco do muito que eu sei que posso realizar, no terreno da melhoria e da dignidade, para que a minha própria vida seja cada vez mais digna e melhor!
Assim seja!
André Luiz, IDEAL Andréorkut e hi5, Religiosos, Imagem de Jesus Cristo, scraps religiosos, fotos de Jesus Cristo, recado religioso
postado por cassea, às 22:44

QUE EU NÃO PERCA

Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo eu sabendo que as rosas não falam;
Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre;
Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa;
Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que com as voltas do mundo eles acabam indo embora de nossas vidas;
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda;
Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia;
Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim;
Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos;
Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos;
Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas;
Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu;
Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos;
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma;
Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a harmonia;
Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado;
Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno;
E acima de tudo, que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR.
Mensagem recebida por Chico Xavier).

cassea

é preciso saber viver na Enfermagem



line-height: 30px;letter-spacing: 2px;word-spacing: 3px;

SER ENFERMEIRO (A)

SE

Criatividade na Enfermagem



line-height: 30px;letter-spacing: 2px;word-spacing: 3px;