ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COMO DEIXAR DE FUMAR

Aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo de doenças relacionadas com o tabaco. Essas doenças são causadas principalmente pelas substâncias químicas inaladas no fumo do cigarro, cerca de 4.000 diferentes, incluindo o alcatrão, a nicotina, o monóxido de carbono, os hidrocianetos e a amônia.

A nicotina é a substância existente no fumo do cigarro que cria vício e torna difícil abandonar o hábito de fumar. É um agente estimulante que provoca bem-estar e torna a pessoa mais dependente a cada inalação.

A nicotina e outras substâncias químicas do tabaco são as responsáveis pelas três doenças relacionadas com o vício de fumar que mais morte causam: o Câncer de Pulmão, o Enfisema Pulmonar e as Doenças Cardiovasculares.

Quanto mais longo for o período em que se fuma e mais elevado o consumo de tabaco, maiores são as chances de se contrair uma ou mais dessas doenças.

A partir do dia em que se deixa de fumar, no entanto, os riscos começam a decrescer, e quanto mais tempo se estiver sem fumar, mais diminuem os riscos.
Se você deixar de fumar antes de desenvolver uma doença pulmonar ou cardiovascular grave, as chances de risco no futuro reduzem-se logo para a metade. Após cinco anos sem fumar, o risco de doença cardíaca é quase o mesmo que existiria caso você nunca tivesse fumado.

Portanto, enfrente o desafio e para o próprio bem de sua saúde,
DEIXE DE FUMAR.* O que Fazer Quando Tiver Vontade de Fumar1 . Para dominar esse desejo, consulte as suas anotações diárias sobre os cigarros que fuma e veja o quanto você gasta mensalmente para manter esse vício que está consumindo sua saúde lentamente.

2 . Vá apanhar um pouco de ar, mantenha-se bem ereto e faça respirações profundas. Elas introduzem mais ar nos pulmões e, passados alguns minutos, o desejo de fumar diminuirá.

3 . Tenha força de vontade e lembre a si próprio as razões que o obrigam a deixar de fumar.

4 . Mude-se para áreas de trabalho de não-fumantes.

5 . Diga a si mesmo:
NÃO VOU FUMAR.

6 . Para ocupar seu tempo e distrair-se, faça alguma outra tarefa que te agrade: escrever uma carta ou telefonar para um amigo, ler um bom livro etc.
7 . Beba um grande copo de suco de frutas ou água. Se agradar a você, faça uma refeição ligeira com alto teor de proteínas, como um sanduíche de queijo.
8 . Mastigue um chiclete sem açúcar. Podem, também, ser indicados por um médico especializado, tranquilizantes ou certos medicamentos contra o tabaco.9 . Lembre-se de que um único cigarro diminui o diâmetro das artérias, aumenta a pressão arterial e exige do coração esforços suplementares pelo período de uma hora e meia.
10. Lembre a si próprio que há milhões de ex-fumantes em todo o mundo. Se eles puderam fazê-lo, VOCÊ TAMBÉM PODE.
FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes





postado por cassea, às 18:21


OS DEZ MANDAMENTOS DO OTIMISMO




Jamais diga que não é capaz de realizar algo. Pode ser que você apenas precise de um pouco mais de tempo, perseverança e fé para conseguir realizar o seu sonho. Além disso, uma boa dose de otimismo sempre pode ajudar.

1 . Sempre diga que hoje é o melhor dia de sua vida; portanto, não o sobrecarregue com lembranças dolorosas do ontem, nem com temores covardes do amanhã.
Viva cada dia com entusiasmo e intensidade.

2 . Construa você mesmo a sua vida: não permita que opiniões e erros alheios te conduzam ao fracasso.

3 . Sempre irradie amor, cordialidade e simpatia... Distribua teus tesouros espirituais, pois, quanto mais você der, mais enriquecerá.

4 . Não ajude esperando receber algo em troca.
A maior fonte de energia está em você mesmo; quando aprender a utilizá-la, descobrirá o quanto já é rico e forte.
5 . Seja honesto, pontual e exigente com você mesmo. Quem não se disciplina, desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se.

6 . Jamais se esqueça de cuidar do corpo e da mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão infalivelmente no outro, os dois merecem, por igual, atenção constante.

7 . Tenha paciência. Jamais duvide da continuidade da vida e de que a vitória pertencem aos que sabem esperar o momento certo de agir.

8 . Fuja da extravagância e do desperdíçio, pois, afinal, o equilíbrio na vida é um bem inestimável.

9 . Diariamente, faça uma avaliação da sua vida . Veja o que merece, na verdade, sua real atenção e, o que for supérfluo, "elimine de sua vida".

10. Após tomar uma decisão de forma consciente e livre, jamais se afaste dela. Não mude seus objetivos. SABER QUERER É A BASE PARA VENCER.


FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes


Porque Piscar?


Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira. Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.

SHALOM: UM DIA SEREMOS ASSIM....

UM DIA SEREMOS ASSIM....


GRATIDÃO
A foto mostra uma cadela Doberman lambendo um bombeiro exausto.
Ele tinha acabado de salvá-la de um incêndio em sua casa, resgatando-a e levando-a para o gramado da frente.
Ela estava prenha. O bombeiro teve medo dela no início, pois nunca antes ele tinha resgatado um doberman.
Quando finalmente o fogo foi extinto, o bombeiro sentou na grama pra recuperar o fôlego e descansar.
Um fotógrafo do jornal "The Observer", notou o doberman olhando para o bombeiro. Ele a viu andar na direção dele e se perguntou o que a cachorra iria fazer.
Enquanto o fotógrafo levantava a câmera, ela se aproximou do bombeiro que tinha salvo sua vida e as dos seus filhos e beijou-o.
Veja porque uma imagem vale mais do que mil palavras.
E ainda existem pessoas que acham que o animal não tem nada a nos ensinar.... 
(By lista Universo em Sintonia)
postado por cassea, às 14:05