ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

quarta-feira, 9 de março de 2011

Anatomia do Fígado, Vesícula Biliar

                    




Fígado, a máquina que não para
É uma massa glandular que segrega bílis, que ajuda a digestão a neutralizar o quimo ácido do estômago.
É um dos órgãos mais volumosos do organismo humano e se comunica com o intestino delgado.
A aparência do órgão
Grande, de cor marrom-avermelhado, o fígado fica próximo ao estômago e está dividido em lobos. O lobo maior é o lado direito e representa 5/6 de todo o órgão. São dois os principais canais de abastecimento de sangue: a veia porta e a artéria hepática. O sangue com nutrientes corre pela veia porta, enquanto que pela artéria hepática chega o sangue rico em oxigênio. Os dois são fundamentais para o trabalho que o fígado precisa fazer.

O fígado é o maior órgão interno do corpo. É, também, a maior e mais pesada das glândulas. A medida que uma pessoa envelhece, o tamanho e peso de seu f ígado modificam-se : o órgão pesa aproximadamente 1,5kg no adulto saudável (com sangue o peso vai para cerca de 2,5kg) e quando esse adulto atinge 60 anos, o f ígado pode ter f icado com a metade do tamanho anterior. O que é normal: mesmo pequeno, o fígado trabalha com eficiência - desde que se mantenha saudável.

O fígado cresce e atinge seu peso máximo, cerca de 1,5kg, na fase adulta. Por volta dos 50 anos de idade começa a diminuir. O mais importante, porém, não é o seu tamanho, mas sim a integridade de suas células. O fígado saudáuel, mesmo pequeno, trabalha tão bem quanto um grande.

O fígado produz cerca de um litro de bile por dia. Esse líquido amargo fica armazenado na vesícula biliar e ajuda o organismo a digerir as gorduras dos alimentos. Depois que comemos, a bile sai da vesícula e dirige-se ao duodeno (primeira parte do intestino delgado), aonde penetra pela ampola de Vater. Aí encontra os alimentos e "quebra", ou separa, as gorduras para que possam ser digeridas mais facilmente. Numa comparação, os detergentes usados na cozinha trabalham de maneira parecida: "quebram" a gordura dos pratos sujos e facilitam a lavagem.

Entre as muitas substâncias que a bile contém, estão:
Pigmentos
Bilirrubina e biliverdina, de tons vermelho e verde, respectivamente.
Sais biliares
Servem para neutralizar a acidez do bolo alimentar que chega ao duodeno vindo do estômago. A maioria dos sais biliares volta para o fígado e é usada novamente.
Sangue sai limpo

Os dois principais lobos do fígado, direito e esquerdo, estão divididos em partes menores, compridas e bem parecidas entre si, chamadas lóbulos. Quando chega ao fígado, o sangue encaminha-se aos lóbulos através de finas veias e artérias. Os lóbulos funcionam como verdadeiros filtros: cuidam de limpar o sangue removendo substâncias tóxicas, ou não necessárias, que entraram em nosso organismo principalmente com comidas e bebidas. Este processo de limpeza numca pára e é uma das mais importantes funções do fígado.

Fonte: www.corpohumano.hpg.ig.com.br
É a maior glândula do organismo humano. Órgão maciço, grande, avermelhado, localizado na porção superior direita do abdômen. Porém algumas vezes pode estar ocupando todo 1/3 superior do abdômen.
É anatomicamente dividido em 2 lobos (direito, que é o maior, e o esquerdo). Pesa cerca de 1000 a 3000 gramas no adulto.

Tem várias funções como produção de elementos da coagulação sanguínea, síntese protéica, serve de reservatório de glicose (principal combustível do corpo humano), produz a bile (essencial na digestão de gorduras), etc...
Tem colado em sua superfície a vesícula biliar
O fígado produz a bile. Como já mencionado, ela participa ativamente do metabolismo dos lipídios.

A bile após ser produzida no fígado, segue pelas vias biliares até o duodeno. A vesícula biliar é um órgão que fica no meio do trajeto e tem função de armazenamento desta substância assim como desidratação da bile.
Portanto a vesícula biliar não é essencial na produção da bile, mas sim o fígado.
Funcionalmente o fígado é dividido em lobos e segmentos, cada qual com seu próprio suprimento sanguíneo. Ele é como uma grande esponja vascular com uma extensa rede de vasos sanguíneos. O sangue que entra no fígado contém nutrientes e outros produtos que são excretados e processados.
Como consequência, o sangue que deixa o fígado contém menos substâncias. Células hepáticas - hapatócitos - são a principal unidade funcional do fígado. Eles produzem bile, distribuem os nutrientes do sangue, armazenam as vitaminas liposolúveis, e tem importante função na desintoxicação.








As doenças do fígado consistem em:
Afecções inflamatórias agudas: difusas (hepatite) ou circunscritas (abscesso)Afecções caracterizadas principalmente por esclerose (cirroses)Afecções tumoriais (câncer do fígado, primitivo ou secundário)Comprometimentos hepáticos no decorrer de afecções cardiovasculares (fígado cardíaco)Localizações hepáticas de diversas doenças gerais (cisto hidático).
Fonte: www.webciencia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário