ENFERMAGEM

FONTE MINISTERIO DA SAUDE

sexta-feira, 4 de março de 2011

ADMISSÃO DO PACIENTE NO HOSPITAL E O PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

ADMISSÃO E PRONTUÁRIO  Uma das dificuldades do aluno durante o curso técnico de enfermagem é em relação ao prontuário do paciente o que anotar? o que relatar?o que pode ou ser relatado no prontuário de um paciente!
1. Admissão
É a entrada e permanência do paciente no hospital, por determinado período. Tem por objetivos facilitar a adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, proporcionar conforto e segurança.
Na unidade de internação o paciente é recebido por um profissional da unidade e encaminhado ao quarto ou enfermaria. Deve ser recebido com gentileza e cordialidade para aliviar suas apreensões e ansiedades. Geralmente, o paciente está preocupado com a sua saúde.
A primeira impressão recebida é fundamental ao paciente e seus familiares, inspirando-lhes confiança no hospital e na equipe que o atenderá. Se recebido atenciosamente, proporcionará sensação de segurança e bem estar, e deste primeiro contato depende em grande parte a colaboração do paciente ao tratamento.

O PAPAEL DO TÉCNICO

1. Receber o paciente cordialmente, verificando se as fichas estão completas;
2. Acompanhar o paciente ao leito, auxiliando-o a deitar e dando-lhe todo o conforto possível;
3. Apresentá-lo aos demais pacientes do seu quarto;
4. Orientar o paciente em relação à: localização das instalações sanitárias; horários das refeições; modo de usar a campainha; nome do médico e da enfermeira chefe;
5. Explicar o regulamento do hospital quanto à: fumo; horário de repouso; horário de visita;
6. Os pertences do paciente devem ser entregues à família no ato da admissão, se não for possível, colocá-los em um saco e grampear, identificando com um impresso próprio e encaminhar para a sala de pertences; 
7. Preparar o paciente em relação aos exames a que será submetido, a fim de obter sua cooperação;
8. Fornecer roupa do hospital, se a rotina da enfermeira não permitir o uso da própria roupa;
9. Fazer o prontuário do paciente;
10. Verificar temperatura, pressão arterial, pulso e respiração, proceder ao exame físico;
11. Anotar no relatório de enfermagem a admissão;
12. Anotar no Relatório Geral a admissão e o censo diário.
OBS:NUNCA RASURE O PRONTUÁRIO ERROU??VÍRGULA,DIGO E CONTINUE SUA EVOLUÇÃO.NÃO RABISCAR NÃO PASSAR AQUELE BARRINHO BRANCO,NEM USAR LAPIS SEMPRE CANETA AZUL PARA PLATÃO DIÚRNO,VERMELHA PLANTÃO NOTURNO.E LEMBRE SE O QUE NÃO É ANOTADO,NÃO FOI REALIZADO!

1° O que é um prontuário?
R O prontuário é um documento de grande importância para a instituição hospitalar e para o paciente,é nele que será relatado todos os atendimentos .Visitas médicas, resultado de exames,queixa do paciente,motivo da internação, sinais vitais e um pouco da história do paciente. entre eles a execução das prescrições médicas. Pode-se afirmar que é um instrumento valorativo de grande significado na assistência de enfermagem e na sua continuidade,

2° Qual a importância do prontuário?
R É através dele que o medico vai acompanhar a evolução do seu doente,se ele está respondendo bem ao tratamento,o que foi feito nos procedimentos de enfermagem,E como documento que consta a internaçãodo paciente,e para o hospital,é através do prontuário que se faz a relação,ou melhor a conta de tudo o que esse paciente gastou no período de permanêcia no hospital, etc...

3°Quem tem acesso ao prontuário do paciente?
R O medico assistente,a enfermagem  o paciente e/ou familia.


BOM ESTUDO! ESPERO TER COLABORADO UM POUQUIONHO HOJE.
UM FINAL DE SEMANA ILUMINADO PARA TODO.

5 comentários:

  1. Sou auxíliar em enfermagem e estou cursando técnico em enfermagem.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. gostei esta bem explicativo parabens!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Enfermagem e amor21/7/14 08:53

    Tenho uma duvida: A cor das canetas deve realmente ser mudada confrme os turnos dia e noite? O exame fisico nao deve ser feito apenas pela enfermeira?

    ResponderExcluir